7 de abril de 2011

Transmissor de TV Comunitária

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.

O esquema elétrico deste circuito transmissor processa os sinais de áudio de uma mesa de som ou microfone, e os sinais de vídeo de uma câmara, ou ainda os sinais de áudio e vídeo de um gravador de videocassete, jogando-os num canal livre da faixa de VHF. Estes sinais podem ser irradiados com uma antena comum e captados numa distancia de até uns 500 metros que é o mais adequado para áreas urbanas, lembrando que e necessário ter muita cautela e cuidado para não interferir em freqüências de outras emissoras, assim como a serviços de emergência. Dependendo das condições locais (existência ou não de obstáculos). Alimentado com tensões de 12 a 15 Volts, o circuito tem excelente desempenho tanto na emissão de sinais monocromáticos, como em cores. Um ponto importante deste projeto ‚ a facilidade com que ele pode ser montado e ajustado, já que são usadas apenas duas bobinas.

Como Funciona

O coração deste transmissor ‚ o circuito integrado LM1889 da National Semicondutor, que consiste num Modulador de Vídeo para TV em um invólucro de 18 pinos DIL. Este circuito integrado ‚ usado em videocassetes e videogames, justamente para processar a informação de imagem e som, de modo que elas possam ser jogadas num canal livre da faixa de VHF.  Como se trata de componente que ‚ usado em equipamentos comerciais, além da confiabilidade, temos uma certa facilidade de obtenção. Os leitores, com sorte, podem até encontrar este componente disponível num videogame antigo que esteja fora de uso, e aproveita-lo para montar sua estação de TV comunitária. Podemos ver que o CI, contém todas as etapas necessárias ao processamento dos sinais de vídeo e áudio de um transmissor de sinais de TV.

A bobina L1 juntamente com o capacitor em paralelo, gera o sinal de 4,5 MHz que, modulado com o som, deve ficar separado da portadora de vídeo desta freqüência. Assim, o ajuste que devemos fazer nesta bobina consiste simplesmente em leva-la a 4,5 MHz, de modo a obtermos som.  A modulação de áudio ‚ feita por um varicap de forma muito simples, de modo que a intensidade do sinal de áudio obtida na maioria das saídas da mesa de som deve proporcionar uma boa reprodução. O sinal de vídeo, que ‚ obtido da saída de vídeo de qualquer câmera ou de um videocassete, ‚ aplicado no pino 13 do circuito integrado depois de passar por uma etapa de amplificação com dois transistores. Este sinal vai modular em amplitude a portadora de vídeo cuja freqüência ‚ determinada por L2 e o capacitor em paralelo.

Devemos ajustar a freqüência deste oscilador para o canal livre da faixa de VHF, normalmente um canal baixo em que a emissora vai operar. A saída de RF, obtida no pino 11 ‚ levada a uma etapa amplificadora com um transistor e deste para a antena externa ou uma antena telescópica, caso a transmissão seja de curto alcance. Observe que na modulação de áudio deste circuito, o sinal gera duas subportadoras sendo uma 4,5 MHz acima da freqüência do canal e outra 4,5 MHz abaixo. Como uma delas não ‚ eliminada, ela pode causar interferências no canal adjacente. Isso significa que você deve escolher um canal livre na sua localidade, mas que não tenha canais adjacentes operando. A alimentação do circuito pode ser feita com tensões de 12 a 15 Volts de uma fonte com pelo menos 1A e excelente filtragem.
Uma filtragem deficiente neste tipo de circuito tanto pode provocar roncos no som, como ondulações na imagem.

Montagem
Na figura abaixo temos o diagrama completo do transmissor de TV sem a fonte de alimentação.
resistores recomendados na lista de material são de 1/3W, da Philips Componentes, mas podem ser usados resistores de 1/8W ou maiores. A fonte de alimentação tanto pode ser a de 12V x 1A usada no nosso primeiro transmissor, como pode ser feita uma modificação para operar com 15V, bastando para isso trocar o transformador e o circuito integrado. A placa de circuito impresso para a montagem ‚ mostrada na figura 67. As bobinas, como sempre, são os elementos mais críticos do projeto. L1 ‚ formada por 40 espiras de fio esmaltado fino (30 a 34) numa forma de 5 mm de diâmetro e 18 mm de altura, com núcleo de ferrite ajustável. A forma para esta bobina pode ser obtida em velhos rádios e televisores, conforme explicamos no inicio deste livro, ao falarmos da obtenção do material. A bobina L2 que determina a freqüência do canal pode ter de 2 a 6 espiras de fio 18 a 22, em forma semelhante a usada para L1.


Para 2 ou 3 espiras teremos a operação nos canais altos de VHF, entre o 7 e o 13, e para 4 a 6 espiras a operação ficar entre os canais 2 e 6. Para a entrada de áudio e vídeo ‚ importante usar fios blindados e conectores apropriados. Para a antena use um conector para cabo de 75 Ohms. O setor de transmissão não deve ficar na mesma caixa que a fonte. O transmissor deve ser blindado para maior estabilidade de funcionamento e para se evitar a captação de ruídos que afetem a transmissão. O trimpot P1 tem por finalidade ajustar a componente DC do sinal de vídeo, que ‚ importante para se obter o máximo rendimento na transmissão.

Ajuste e Uso

Para testar e ajustar o transmissor, ligue na sua entrada as saídas de áudio e vídeo de um videocassete com uma fita qualquer de boa qualidade. Use cabos apropriados. Ligue o transmissor e, nas proximidades, um televisor com antena interna e sintonizada no canal em que se pretenda fazer a operação. A antena do transmissor pode ser um padaço de alguns centímetros de fio comum encapado. Ajuste inicialmente a bobina L1 de modo que o sinal de máxima intensidade de imagem seja captado. Ajuste o trimpot de modo a obter a melhor imagem. Depois, ajuste vagarosamente a bobina L2 até obter o sinal de som. Obtendo o sinal de som, retoque a sintonia de L1 de modo a obter a máxima transmissão. Se tiver dificuldades em obter a sintonia no canal desejado, altere o valor de C7 ou o numero de espiras de KL1. Se tiver dificuldades em sintonizar o som, altere C6 ou então o número de espiras de L2.



A placa acima tem dimensões de 11,2 x 7,0 cm .Comprovado o funcionamento, faça a ligação da antena definitiva (externa ou interna) e refaça os ajustes de modo a obter a melhor qualidade de transmissão. Depois disso, é só operar a estação.

LISTA DE MATERIAL

Semicondutores:
Cl-1 - LM1889 - Circuito Integrado - Modulador de Vídeo
Q1, Q2, Q4 - BC547 ou equivalente - transistor NPN de uso geral da Philips Componentes
Q3 - BD135 ou equivalente - transistor NPN de media potência da Philips Componentes
D1 - BB809 ou equivalente - varicap da Philips Componentes
Resistores (CR-25 Philips Components, 1/3W, 5%) :
R1, R15 - 82 Ohms - cinza, vermelho, preto
R2 - 120 K Ohms - marrom, vermelho, amarelo
R3 - 27K Ohms - vermelho, violeta, laranja
R4 - 1,2 K Ohms - marrom, vermelho, vermelho
R5, R13, R14 - 270 Ohms - vermelho, violeta, marrom
R6 - 470 Ohms - amarelo, violeta, marrom
R7 - 56k Ohms - verde, azul, laranja
R8 - 68k Ohms - azul, cinza, laranja
R9 - 220 K Ohms - vermelho, vermelho, amarelo
R10 - 2,7 K Ohms - vermelho, violeta, vermelho
R11, R17- 1 K Ohms - marrom, preto, vermelho
R12, R16. R19 - 10 K Ohms - marrom, preto, laranja
R18 - 47 Ohms x 1W - amarelo, violeta, preto
R20 - 22 K Ohms - vermelho, vermelho, laranja
P1 - 10 K Ohms - trimpot
Capacitores:
C1 - 4,7 uF/1 6V - eletrolítico (serie 037 da Philips)
C2, C3 - 10 uF/1 6V - eletrolítico (serie 037 da Philips)
C4, C8 - 1 nF - cerâmico
C5 - 120 pF - cerâmico
C6 - 47 pF - cerâmico
C7 - 56 pF ou 47 pF - cerâmico

Diversos:
L1, L2 - Bobinas - ver texto XRF - Choque de 100 uH - ver texto. Placa de circuito impresso, jaques de entrada e saída de sinais, caixa para montagem, fonte de alimentação, formas para as bobinas, fios esmaltados, fios blindados, etc.