2 de maio de 2011

Circuito Rastreador de Aeromodelo

O esquema elétrico do circuito da figura abaixo pode representar uma ferramenta muito importante para o aeromodelista. Em caso de queda, este sistema poderá lhe ajudar a encontrar o aeromodelo pela emissão de apitos. Uma bateria de 9V pode ser utilizada e, neste caso, o buzzer deve ser 6V. Após montar o circuito numa placa, é recomendável que se aplique silicone em GEL cobrindo todos os componentes e deixar secar por um ou dois dias. Esta proteção é muito importante para proteger o sistema das vibrações ou colisões fortes. Para localizar o aeromodelo, basta desligar o controle transmissor e o localizador começará a apitar. Veja abaixo o esquema elétrico do circuito.
Abaixo há um diagrama ilustrando como o circuito deve ser ligado ao receptor do aeromodelo. O receptor do aeromodelo tem uma saída auxiliar que transmite dados quando o controle transmissor está ligado. Esta linha de sinal deve ser levada ao circuito localizador de acordo com oque está na figura abaixo. Você deve dobrar a atenção nestas ligações para não danificar os circuitos. Não ligue o positivo da bateria no receptor com o risco de queimar algum componente.

Circuito Fone de Ouvido sem Fio

O esquema elétrico do circuito apresentado abaixo é de um sistema que possibilita transmitir os sinais de áudio de equipamento de som, televisores e outros para um receptor acoplado a um par de fones. Os sinais são enviados por meio de infravermelhos permitindo ao usuário receber o som sem conexão física com os equipamentos. A utilização é bastante simples, bastando fazer a conexão do transmissor à saída de som do equipamento.
 
O receptor possui uma etapa amplificadora de áudio permitindo a conexão da maioria dos fones de ouvido comuns. O sistema é bastante eficiente e seguro, pois a modulação na frequência utilizada o toma imune a ruídos. Na figura 1, temos o diagrama do transmissor que utiliza 8 LEDs infravermelhos em série para maior potência. Para distâncias pequenas e com recursos ópticos podem ser usados menos LEDs.
 
O sinal amplificado pelo LM318 no transmissor modula em frequência um 566 que gera uma portadora de 100kHz. O sinal modulado é entregue ao transistor de potência Q1 que é aplicada aos LEDs. A profundidade da modulação, em função da intensidade do sinal é ajustada em P1 de 470kohms.  O sinal infravermelho modulado é recebido por 4 foto-diodos ligados em paralelo. Se foram empregados recursos ópticos apropriados podem ser usados menos foto-diodos.
 
Este sinal é amplificado pelo FET Q2 e levado ao SO041P um circuito integrado detector de FM. O sinal detectado é levado a um transistor amplificador Q1 passando pelo controle de volume P1. A alimentação do transmissor é feita com 15V e do receptor com uma bateria de 9V. O receptor pode ser montado numa pequena caixa plástica que ficará junto ao usuário, apontada para o transmissor.