O esquema de transmissor de FM apresentado na figura abaixo pode atingir mais de 1km em condições favoráveis de propagação. A modulação pode ser feita por um microfone ou outra fonte de áudio. A frequência é dada por CV e L1 deve ter 4 ou 5 voltas de fio esmaltado 22 AWG com diâmetro de 1 cm com núcleo de ar.
Todos os capacitores devem ser cerâmicos. A antena pode ser construída a partir de um fio de comprimento de 15 a 40cm. Teste a recepção da transmissão sintonizando um receptor de rádio FM nas proximidades em uma faixa livre. Consiga uma chave plástica para ajustar CV até que apareça um sinal sonoro na estação livre a qual você sintonizou o rádio receptor. Caso haja dificuldades em conseguir acertar a sintonia retire a bobina e coloque mais ou menos voltas.
Este esquema de transmissor de FM funciona baseado no transistor 2n2218. O uso deste componente permite que haja um bom rendimento de transmissão e uma boa estabilidade. Com relação a estabilidade é recomendado que a antena seja soldada na bobina a partir da segunda espira.
Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.
Circuito básico e de bons resultados
ResponderExcluirestou gostando dos esquemas
ResponderExcluir