2 de maio de 2011

Circuito Fone de Ouvido sem Fio

O esquema elétrico do circuito apresentado abaixo é de um sistema que possibilita transmitir os sinais de áudio de equipamento de som, televisores e outros para um receptor acoplado a um par de fones. Os sinais são enviados por meio de infravermelhos permitindo ao usuário receber o som sem conexão física com os equipamentos. A utilização é bastante simples, bastando fazer a conexão do transmissor à saída de som do equipamento.
 
O receptor possui uma etapa amplificadora de áudio permitindo a conexão da maioria dos fones de ouvido comuns. O sistema é bastante eficiente e seguro, pois a modulação na frequência utilizada o toma imune a ruídos. Na figura 1, temos o diagrama do transmissor que utiliza 8 LEDs infravermelhos em série para maior potência. Para distâncias pequenas e com recursos ópticos podem ser usados menos LEDs.
 
O sinal amplificado pelo LM318 no transmissor modula em frequência um 566 que gera uma portadora de 100kHz. O sinal modulado é entregue ao transistor de potência Q1 que é aplicada aos LEDs. A profundidade da modulação, em função da intensidade do sinal é ajustada em P1 de 470kohms.  O sinal infravermelho modulado é recebido por 4 foto-diodos ligados em paralelo. Se foram empregados recursos ópticos apropriados podem ser usados menos foto-diodos.
 
Este sinal é amplificado pelo FET Q2 e levado ao SO041P um circuito integrado detector de FM. O sinal detectado é levado a um transistor amplificador Q1 passando pelo controle de volume P1. A alimentação do transmissor é feita com 15V e do receptor com uma bateria de 9V. O receptor pode ser montado numa pequena caixa plástica que ficará junto ao usuário, apontada para o transmissor.
 
 

8 comentários:

  1. Boa Noite! Gostaria de saber Como posso Modificar O meu equipamento para que ele posso ter um uma taxa de envio em ralação a entradas ALX, o meu e muito fraco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo,

      Você está tentando transmitir sinais digitais? Acredito que seja possível, e melhor, utilizar um receptor de controle remoto. O circuito deste chip é bem mais adaptado para receber sinais digitais e, com certeza, você conseguirá uma taxa bem alta!

      Excluir
  2. Bom, antes de ajudar eu preciso saber algumas coisas. O que você quer dizer com taxa? Seria aumentar a potência?
    De qual equipamento você está falando? Seria este circuito do artigo?
    Eu não consegui identificar o que é entrada ALX. Pode me indicar onde é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria saber se tem uma revista ou artigo que posso comprar, preciso de fazer um cirquito para colocar um vibracal de 9 v no lugar de um fone de ouvido (alto falante) de um mp4 estou fazendo um aparelhimnho para meu irmão que é sordo poder sentir batidas de musicas para poder dançar, agradeço muito a atenção e aguardo a resposta. Edilson MEU EMAIL É ovento_val@yahoo.com.br

      Excluir
  3. Olá, sou muito fã do blog. Uma pergunta, esse transmissor funciona em até quantos metros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo,

      Obrigado amigo, fico feliz que tenha gostado do blog!

      Este circuito é bem antigo e pode ser adaptado para os componentes da atualidade. Usando LEDs de alto brilho acredito que você possa conseguir de 5 até 10 metros. Já utilizando um laser talvez uns 50 ou 100 metros.

      Excluir
  4. ola amigo gostaria de saber fa um detalhe no circuito 2 receptor .
    a resistência r2 quanto é desde circuito. essa duas bobina 50PH e a outra bobina esta sem indentificacao o que significa como posso saber para poder comprar isso como indentigicar será que eu mesmo tenho que fazer como faço quantas voltas é .Vc pode me ajudar obrigado meu emai e ca226800@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. vc pode responder no aqui mesmo me ajuda ai alguém por favor como posso achar essa bobina a pergunta acima.

    ResponderExcluir