2 de maio de 2011

Circuito Rastreador de Aeromodelo

O esquema elétrico do circuito da figura abaixo pode representar uma ferramenta muito importante para o aeromodelista. Em caso de queda, este sistema poderá lhe ajudar a encontrar o aeromodelo pela emissão de apitos. Uma bateria de 9V pode ser utilizada e, neste caso, o buzzer deve ser 6V. Após montar o circuito numa placa, é recomendável que se aplique silicone em GEL cobrindo todos os componentes e deixar secar por um ou dois dias. Esta proteção é muito importante para proteger o sistema das vibrações ou colisões fortes. Para localizar o aeromodelo, basta desligar o controle transmissor e o localizador começará a apitar. Veja abaixo o esquema elétrico do circuito.
Abaixo há um diagrama ilustrando como o circuito deve ser ligado ao receptor do aeromodelo. O receptor do aeromodelo tem uma saída auxiliar que transmite dados quando o controle transmissor está ligado. Esta linha de sinal deve ser levada ao circuito localizador de acordo com oque está na figura abaixo. Você deve dobrar a atenção nestas ligações para não danificar os circuitos. Não ligue o positivo da bateria no receptor com o risco de queimar algum componente.

4 comentários:

  1. Gostaria de saber se você consegue fabricar um transmissor desses?
    Gira entorno de quanto para fazer um?
    Entre em contato comigo
    diegotalesl@hotmail.com

    Abraços
    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único que fiz dei de presente para um amigo. Neste momento estou sem condições de fazer um (Tempo). Mas posso tirar as dúvidas que forem necessárias.

      O valor para montar um destes, somente em termos de material, pode variar entre 40 a 60Reais.

      Excluir
  2. vou fazer este rastreador para um aeromodelo,porem gostaria de saber aonde posso achar a saída auxiliar do receptor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo.
      Existem vários tipos de receptor e são todos diferentes. Você deve começar buscando esta informação pelo manual do receptor do aeromodelo. Se não tiver manual procure por um código impresso no receptor do aeromodelo. O receptor tem algum código impresso?

      Excluir