13 de fevereiro de 2017

Projeto Transmissor FM

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.
Neste artigo apresentamos um Projeto Transmissor FM muito simples de ser montado e com componentes bem fáceis de serem encontrados. Uma das grandes vantagens deste transmissor FM é com relação ao seu alcance de até 30 metros consumindo uma tensão de apenas 3Volts. Este circuito é baseado no transistor 2N2222 em uma configuração que atinge uma boa estabilidade de funcionamento. No diagrama da figura abaixo temos um circuito ressonante LC que determina a faixa de operação do circuito e consome muito pouca energia.

Este projeto transmissor FM pode ter uma tensão de alimentação mínima de uma célula de apenas 1.5V de qualquer tamanho e isso faz com que o circuito seja adequado para se colocar em lugares muito pequenos. O transmissor funciona com baterias recarregáveis e, utilizando, por exemplo, celular com 750mAh a autonomia seria da ordem de 500 horas ou 20 dias.

Como mencionado anteriormente, o transistor é a parte crítica do circuito devido a sua característica de operação em alta frequência e baixo nível de ruído. Algo importante na consideração da escolha do transistor para garantir o baixo consumo foi utilizar um alto ganho e uma baixa capacitância de junção. Se você estiver curioso confira o datasheet aqui.

A segunda parte crítica é a do indutor L o qual deve ser feito manualmente. Deve ser usado um fio de cobre de 0.5mm (AWG 24) enrolado em duas espiras de diâmetro de 4 - 5mm. É possível que seja necessário remover a espira e enrolar mais ou menos voltas, por isso, tome cuidado no momento da soldagem para não danificar a placa. Abaixo uma recomendação de layout para o Projeto Transmissor FM.


Após a montagem do circuito sintonize um receptor de rádio FM nas proximidades e ajuste o Trimmer até que apareça algum sinal sonoro. Caso tenha dúvidas ou comentários não deixe de comentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário