13 de fevereiro de 2017

Transmissor AM

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.
Um transmissor AM pode ser montado de acordo com o circuito ilustrado pela figura abaixo. Este esquema elétrico é de um pequeno transmissor AM que transmite sinais de audio para um receptor de AM sintonizado em torno da faixa de frequência de 800kHz.

 A bobina osciladora é comum e deve possuir um núcleo para ajustar a faixa de transmissão e não interferir em outra emissora de rádio.O trimpot é um ajuste que controla o melhor rendimento sem que haja distorção. A antena utilizada pode ser um pedaço de fio esticado e a alimentação pode ser feita com tensões entre 6 e 9V. O mais importante é que a fonte de alimentação tenha uma boa filtragem para evitar interferências da rede elétrica (Um zumbido de 60Hz, por exemplo). Os capacitores do circuito podem ser cerâmicos ou de poliester.

Nenhum comentário:

Postar um comentário