4 de março de 2011

Circuito Amplificador de FM de baixo custo

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.

Vamos lhe explicar e orientar como construir um transmissor de FM de longo alcance ao custo mais baixo do mundo. Este transmissor funcionará realmente se você construir cuidadosamente e seguir corretamente todas as informações. Como prometemos oferecer este projeto a todos os internautas que têm visitado o nosso site de circuitos de rádio freqüências, estão publicando agora os detalhes técnicos completos do transmissor de FM a seguir.

Especificação do transmissor:
1. Número de estágio: 4
2. Freqüência de operação: Aproximadamente 100MHz
3. Tipo de antena: Bipolar dobrada de 300 ohms.
4. Alcance obtido em espaço livre: Até 4km com antena bipolar de 10 metros acima do nível de solo. Maior alcance com antena yagi.

Diagrama do circuito do Transmissor

Descrição

O transmissor é construído em uma Placa de Circuito Impresso. Esta placa utiliza trilha indutora para L1, L2 e parte de L3. A seção construida ao redor de Q1 é a seção do oscilador. A freqüência de oscilação é determinada por L1, C4 & C5 os quais formam o tanque. De fato C5 é o condensador de realimentação. É necessário para sustentar a oscilação. Isto também influência a operação do tanque formado por L1 & C4. A modulação é diretamente aplicada à base de Q1 através de C2. Um microfone é ligado aqui para servir este propósito. Você pode alternadamente alimentar o áudio direto aqui depois de desconectar o microfone que influencia o resistor R1. Q2, Q3 & Q4 gradualmente aumenta a potência de saída até o nível desejado.
Como a maioria dos indutores é cauterizado na PCB, há praticamente muito pouco desvio de freqüência desde que você utilize uma fonte de alimentação altamente regulada e isenta de ripple.
A saída de RF do transmissor é tomada a partir da junção de C11 & C12. Esta é saída desequilibrada em torno de 75 ohms de impedância. Mas uma bipolar dobrada é uma antena do tipo equilibrada com impedância em torno de 300 ohms. Por isso precisamos utilizar um transformador Equilíbrio para Desequilíbrio ou 'BALUN'. Um BALUN tipo 1:4 foi empregado aqui para este propósito. A conexão da antena é tomada a partir deste BALUN através de um cabo plano alimentador paralelouns 300 ohms comumente usado em televisão para receber a transmissão terrestre. Nenhum coaxial é usado para alimentar a antena. Isto economiza custo. Também um cabo alimentador paralelo proporciona muito menos perda de sinal se comparado a um coaxial.

Desenho do BALUN

O BALUN é feito usando uma conta de ferrite binocular de dois furos conforme o exemplo acima. Você precisa usar fio duplo (cabo bifilar) paralelo isolado para a sua construção. Este fio é comumente utilizado para enrolar transformador de BALUN de TV. Se você quiser se livrar deste trabalho, então compre um BALUN de TV já pronto que é geralmente usado na parte de trás do seu aparelho de televisão para interfaciar com o fio alimentador.

Se preferir você mesmo construí-la, o diagrama de circuito é determinado acima. Você precisa construir cuidadosamente lembrando-se do ' sentido' & 'direção' das voltas. Observe que há quatro bobinas. Dois bobinas na seção superior que é vermelho e azul, é necessário que sejam enroladas no lado esquerdo do BALUN e as outras duas (azul & vermelho) na metade inferior a ser enroladas no lado direito. A conexão marcada 'A' e 'B' ao lado esquerdo do circuito é necessário para ser conectado à PCI no ponto mostrado. Visto que a antena é do tipo bipolar equilibrado, assim você não precisa se preocupar com a sua conexão.

Detalhes do Desenho da PCI

O transmissor é construído em uma PCI de um único lado. Conforme mencionado anteriormente, esta PCI tem vários indutores cauterizados. Por esta razão, você precisa construir a PCI com muito cuidado conforme mencionado abaixo.


O desenho acima é o lado de cobre e o mostrado abaixo é o plano de montagem dos componentes.
Na vista do lado cobreado, você pode ver que há três indutores de trilhas cauterizadas que se assemelham ao 'RCL’ Todo canto e trilha são calculados espessura/comprimento e então são desenhados de forma que cada seção de ‘RCL' se torne um indutor de valor requerido. Nunca brinque com isto; caso contrário, o resultado ótimo não poderá ser alcançado.

Você precisa usar uma impressora a laser ou uma impressora de alta qualidade para obter uma saída impressa dos desenhos. Primeiro, salve a imagem para o disco. Agora tente imprimir a partir de um software que lhe permita controlar tamanho de impressão. O ‘Paint Shop Pro’ é esse tal software. Claro que você pode utilizar qualquer outro software. Imprima o desenho de forma que o desenho do lado cobreado seja exatamente 59mm X 59mm. Alguma tentativa lhe dará a impressão perfeita. Agora construa a PCI usando o método de ‘Cauterização Fotográfica’ de forma que todos as trilhas se tornem exatamente a mesma conforme você está vendo agora. Agora perfure a PCI cuidadosamente. A PCI agora está pronta para povoar.

Comece população de acordo com o plano de montagem de componentes. Você também pode ter uma cópia impressa de tamanho verdadeiro deste plano e pode colar na PCI. Isto vai lhe ajudar a trabalhar rápido. Parte de L3 é necessário ser construída. Isto está descrito na lista de peças.
Observe que na imagem do kit do transmissor, os capacitores C1 & C10 não estão montados por engano. Gentileza adicionar estes dois capacitores. Tente manter todos os terminais dos componentes tão curtos quanto possíveis.

Agora você precisa projetar a antena bipolar para usar com o kit. Em nosso web site temos um manual completo do kit acima o qual descreve em detalhes, os procedimentos completos de construção da antena com ajuste e alinhamento da antena. Antes de você ir lá, você precisa lembrar-se de que se você quiser voltar aqui, use o botão ‘back” do seu browser. Um link abaixo o levará diretamente à página de construção da antena bipolar.

Lista Detalhada de Peças:

Acredite ou não, o 2N2369 da Philips, usado na seção do amplificador final de potência, pode dar maior alcance ao transmissor.

RESISTORES
R1 - 22K
R2 - 100K
R3, R7, R9 - 1K,
R4, R8 - 100E,
R5 - 390E
R6 - 330E
R10 - 15E
R11 - 10K

CAPACITORES
C1, C3, C10 - 1n,
C2 - 100n
C4,C8,C9 - 47pF
C5, C11 - 10pF,
C6 - 100uF/25V Eletrolítico
C7 - 100pF
C12 - 3pF

TRANSISTORES
Q1, Q2, Q3 - BC548,
Q4 - PN2369 (invólucro de plástico) ou 2N2369 (invólucro de metal)

DIVERSOS.
L3 - 7 voltas, fio 22SWG, 3mm ID, voltas próximas, núcleo de ar,
Núcleo binocular do BALUN de dois furos, fio do BALUN , fio do alimentador de TV de 300 ohms,
JP1 a JP5 - Todos os fios dos jumpers.
Isto completa o Projeto. Pedimos a todos que nos envie mensagem com seu feedback de forma que no futuro possamos oferecer cada vez mais circuitos de transmissão sem fios e outro projetos isentos de despesas. Se recebermos bastante feedback, com certeza isso vai nos estimular a desenvolver mais novos projetos para você.

Um comentário:

  1. Em relação ao balum: eu posso comprar ele e interligar o lado de 75homs diretamente no circuito e o lado de 300ohms na antena sem precisar fazer nenhuma alteração no balum?

    ResponderExcluir