24 de março de 2011

Transmissor de FM para 500m

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.

Se você está à procura de um bom projeto de transmissor de FM, que usa poucos componentes, fácil de montar e que ofereça um alcance razoável este circuito pode atender às suas necessidades.


Este circuito oferece essas possibilidades e é bastante confiável. Sua potência está em torno de 600 mW representando um alcance superior a um raio de 500 metros com uma antena comum. Se usada uma antena externa sua cobertura pode superar um raio de 2000 metros. A alimentação é proveniente de uma bateria de 9 volts, preferencialmente alcalina para melhores resultados. O uso de pilhas também é admitido. Poderão ser usadas duas, três ou quatro pilhas. Evidentemente o alcance será reduzido, pois a tensão será menor. Outra possibilidade é uma fonte de alimentação com ótima filtragem para que não ocorram roncos na transmissão. Não alimente o circuito com tensões superiores a 9 volts.
A configuração básica do oscilador é a mesma utilizada na maioria dos transmissores de FM. A grande novidade está no uso do transistor C1923, ele oferece uma potência superior ao famoso BF494, muito usado em pequenos transmissores.
Todos os resistores são de 1/8w e os capacitores, com excessão do eletrolítico, devem ser cerâmicos. A tensão do capacitor eletrolítico deve estar compreendida entre 16 e 25 volts.
Os únicos componentes críticos do projeto são as bobinas L1 e L2. Elas serão enroladas em um núcleo de ferrite ajustável. A fôrma pode ser aproveitada de outros aparelhos fora de uso. O diâmetro pode variar de 0,5 a 1,0 mm e a expessura do fio deve ser entre 18 e 32 AWG, preferencialmente 18.
L1 é formada por 4 espiras e L2 por três. Na próxima figura é possível observar o aspecto das bobinas já enroladas na fôrma.
enrolamento em vermelho representa L1 e o enrolamento em verde L2. A próxima ilustração mostra a ligação dos terminais de L1 e L2.



O ajuste da frequência de operação do transmissor é feito no núcleo de ferrite das bobinas. Para realizar este ajuste sintonize um rádio em uma frequência livre e atue sobre o núcleo com uma chave plástica até que o sinal do transmissor seja captado pelo rádio. Para que este procedimento seja mais fácil ligue uma fonte de áudio à entrada (modulação) do transmissor. Pode ser um CD player, toca fitas, etc. Tenha cutela na hora de ajustar o circuito para que você sintonize a frequência correta e não uma harmônica. Isso poderá ser observado pelo alcance e pureza do sinal.
O capacitor Cx, que está em paralelo com a bobina, terá o seu valor entre 5 e 33 pF, isso vai depender do diâmetro da bobina e da expessura do fio. É interessante realizar testes a fim de se verificar qual o valor melhor se adapta.
Uma variação para quem tiver dificuldades em obter um núcleo de ferrite é enrolar as bobinas sem núcleo. Neste caso Cx deverá ser substituído por um trimmer de 3-33pF.
A ligação de um microfone de eletreto de dois terminais é mostrada na figura abaixo.


Observe que um resistor de 4k7 é ligado à alimentação positiva do transmissor e ao terminal do microfone. Este mesmo terminal é ligado à entrada do transmissor. O outro terminal corresponde ao terra e é ligado à alimentação negativa do transmissor.Para a antena use um pedaço de fio comum com aproximadamente 80 cm de comprimento ou então uma antena telescópica.

Um comentário:

  1. tem como colocar os nomes dos componentes e onde colocar los no esquema

    ResponderExcluir