25 de março de 2011

Transmissor de FM de 15W

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.



O esquema elétrico da circuito da figura acima é um transmissor FM que tem uma potência de 15 W. Este transmissor de FM, com boa antena, pode transmitir sinais com qualidade a distâncias superiores a 20 Km.
Os componentes não são críticos e para maior estabilidade foi utilizado um cristal e um diodo BB105 (varicap) com um capacitor de 5 pF a partir da segunda espira de L1 no oscilador. Na saída foi utilizado um transistor 2N3375 que fornece uma potência de 15 W de saída em 100 MHz. CV pode ser de 2-20 pF a 4-40 pF e as bobinas foram confeccionadas da seguinte maneira:
  • L1 - 3 espiras;
  • L2 - 4 espiras;
  • L3 - 4 espiras;
  • L5 - 3 espiras;
  • L6 - 3 espiras;
  • L7 - 3 espiras.
Todas as bobinas foram feitas com fio 20 AWG e têm 8 mm de diâmetro. O cristal oscilador é para 100 MHz.  Para a alimentação deve ser usada uma fonte de 12 V com pelo menos 2 A e uma excelente filtragem. O transmissor não deve ser ligado sem antena ou carga fantasma.  A placa de circuito impresso deve ser de fibra de vidro e os transistores dotados de bons radiadores de calor.

9 comentários:

  1. OLÁ,PRAZER EM SER O PRIMEIRO...POIS ESTOU MONTANDO O TRANSMISSOR DE FM 15W.ASSIM QUE ESTIVER PRONTO E PRECISAR DE ALGUMA DICA IREI PREVIAMENTE ENTRA EM CONTATO...VALEUU

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário. Sinta-se livre para fazer comentários ou tirar dúvidas sempre que quiser.

    ResponderExcluir
  3. Oi Amigo!
    Tenho algumas dúvidas sobre esse projeto. Se vc puder me ajudar, agradeço desde já!
    Como fazemos o correto ajuste dos CV? É possível fazer sem ociloscópio?
    Com o cristal de 100MHz é possivel transmitir em outra frequência ou deve-se trocá-lo para uma outra desejada?
    Obrigado,
    Fabio.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo.
    Ligue uma lâmpada de 20W na saída do transmissor. Esta é a parte mais complicada, pois você tem que fazer o ajuste pelo método da tentativa e erro. O melhor ajuste será quando a lâmpada obtiver o brilho mais intenso. Com um osciloscópio, você poderá conferir cada etapa separadamente. Ajuste os CVs de cada etapa amplificadora até atingir a maior amplitude.
    O cristal pode ser trocado para obter a transmissão em outras faixas de freqüência. Mas antes de ligar o circuito você deve ter certeza que o cristal está oscilando. Se não estiver oscilando o resto do circuito não vai funcionar. Então, para fazer este ajuste, você deve ligar um fio de 0,5m no coletor do primeiro transistor. Ligue um rádio receptor na freqüência de 100MHz e ajuste o primeiro CV do circuito. Ligue um MP3 na entrada de rádio para verificar a transmissão do sinal.
    Espero que sua montagem funcione. Não deixe de comentar aqui no caso de ter mais dúvidas ou ter sucesso na motagem.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. amigo vc tem o lay out da placa?

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo. Infelizmente não tenho, mas o esquemático dá uma idéia do posicionamento dos componentes. Você pode fazer o seu próprio layout tendo em mente que todos os componentes devem estar o mais próximo possível.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. olá amigo eu gostaria de saber se na montagem de circuitos de RF a posição dos componentes pode fazer com que o transmissor não funcione? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  8. olá amigo tem com varia a frequencia entre 3mhz do transmissor pelo trimer/

    ResponderExcluir
  9. amigo não encontro o diodo bb105 posso substituir por outro e qual ,obrigado

    ResponderExcluir