28 de março de 2011

Circuito de Transmissor de FM Estéreo

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.

O esquema elétrico do circuito da figura abaixo é de um transmissor que pode alcançar muitos quilômetros com uma boa antena externa. Além disso, este circuito consegue modular sinais estéreo.

A bobina L1 consiste de 3 + 3 espiras com diâmetro de 1 cm de fio esmaltado de 20 AWG. L2 é formada por 4 espiras enlaçadas em L1 com o mesmo fio. No trimpot P1 ajusta-se a frequência do sinal de multiplexado. Os potenciômetros P2, P3 e P4 selecionam o nível dos sinais de entrada, havendo uma saída que permite monitorar este sinal.

Os transistores Q1 e Q2 devem ser do tipo 2N3866, e é necessário dotá-los de um pequeno radiador de calor, devido à potência dissipada.

Na parte superior da figura temos uma sugestão de fonte de alimentação para este transmissor. O transformador utilizado é de 6+6V x 1A, e os capacitores são de poliéster ou cerâmicos, exceto C3, que é 3300uF e tem uma tensão de trabalho de 12V ou mais.

A conexão da fonte ao transmissor deve ser curta e com fio blindado, para que não ocorram roncos.

Os capacitores do setor de transmissão devem ser cerâmicos e o trimpot de 15kohms ajusta a profundidade da modulação.

3 comentários: