3 de março de 2011

Circuito avaliador de transmissores

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.

O esquema elétrico do circuito da figura abaixo é de um avaliador de transmissores. Além de poder avaliar o funcionamento de transmissores, também pode-se usá-lo para fazer ajustes em sistemas de antena ou sintonia de transmissores para obtenção de melhor desempenho. O ponto de nulo do instrumento é ajustado pelo potenciômetro de 4K7 ohms e o medidor pode ser um microamperímetro ou miliamperímetro com fundo de escala na faixa de 100uA a 1mA. O choque de RF XRF é enrolado num resistor de 100kohms/2W constando de 50 espiras de fio nº30.

2 comentários:

  1. ele mede a frequencia de qualquer transmissor FM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Este circuito não mede a frequência mas mede a potência de saída do transmissor de FM. Apesar de não ter precisão, a melhor utilidade deste circuito simples é avaliar se existe potência.

      Se você quer medir a frequência de um transmissor é melhor utilizar um instrumento específico como um osciloscópio ou um analisador de espectro.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir