28 de março de 2011

Circuito transmissor de FM com mixer

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.

O esquema elétrico da figura do circuito abaixo é um potente transmissor de FM. Este tem um alcance de alguns quilômetros, com uma antena externa, e inclui um mixer com quatro entradas. As entradas E1 e E2 são para microfones e E3 e E4 para rádios, toca-discos, toca-fitas, CD-players, MP3, etc... O mixer possui ainda um amplificador monitor (CI-1) que permite o acompanhamento da transmissão por meio de fone.

A alimentação é feita com fonte de 14V com pelo menos 1,4A. A filtragem deve ser de excelente qualidade para que não ocorram roncos na transmissão. A alimentação no setor oscilador é regulada por um CI 7812 de modo a obter estabilidade de frequência.

A bobina L1 consta de 4 a 5 espiras de fio 18 AWG de 0,8mm sem núcleo. L2 consta de 2 ou 3 espiras do mesmo fio sobre L1. L3 consta de 5 ou 6 espiras do mesmo fio sem núcleo em forma de 0,8 cm. Os choques de RF são construídos enrolando-se 50 espiras de fio 32 AWG num resistor de 100kohms x 1/4W.

CV1 ajusta a frequência de operação do transmissor e os demais, ajustam o rendimento de cada etapa para haver maior intensidade do sinal de saída. Os resistores são todos de 1/8 ou 1/4W, exceto R3 e R4 que devem ser de 1/4W. Os capacitores devem ser todos cerâmicos, e os transistores Q4 e Q5 devem ser dotados de radiadores de calor.

As entradas dos sinais de áudio devem ser feitas todas com fios blindados. A antena a ser usada pode ser yagi ou plano terra, dimensionada para a frequência de operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário