3 de março de 2011

Circuito Amplificador de FM para 10W

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.

O esquema elétrico do circuito da figura abaixo é um amplificador que aumenta a potência de um transmissor de FM de 50mW para 10W, na faixa de 88 a 108MHz. Trata-se de uma montagem bastante crítica e os transistores de potência de RF devem ser montados em radiadores de calor e manuseados com o máximo de cuidado.

A bibina L1 é formada por 4 espiras de fio de 1mm de diâmetro em forma de 8mm de diâmetro. A bobina L5 é formada por 7 espiras de fio de 0,5cm de diâmetro em fôrma de 6mm de diâmetro. A bobina L5 é enrolada em fio de 1mm e consta de 3 espiras em fôrma de 10 mm de diâmetro. Finalmente a boina L7 consta de 4 espiras de fio de 1mm de diâmetro em fôrma de 10mm. O transformador T1 contém L2, L3 e L4 e tem nessas bobinas 1 espira de fio de 0,5 mm.

Um comentário: