24 de fevereiro de 2011

Circuito Transceptor para 80 metros

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.

A faixa dos 3MHz aos 3,5 MHz é usada por radioamadores, com especial atenção para os da classe C (Jovens) que podem ter sua iniciação no amadorismo.

O transceptor descrito tem pequeno alcance, podendo ser usado em comunicações móveis. Para operação fixa, com uma antena apropriada, o alcance poderá ser aumentado em muito.

A alimentação do circuito deve ser feita com 12V e uma corrente de pelo menos 400mA. L1 e L2 determinam a frequência de operação do transceptor e têm as seguintes características:
  • L1 - 40 espiras de fio 0.2mm em núcleo de ferrite de 0.5cm de diâmetro.
  • L2 - 10 espiras de fio de 0,2mm sobre L1.
O microfone é de eletreto e a sensibilidade do circuito depende da antena. Como se trata de um circuito do tipo super-regenerativo, sua seletividade não é das maiores, daí ser indicada sua operação em locais pouco congestionados. O potenciômetro de 40kohms controla a modulação e o de 10kohms controla o volume da recepção. O cristal deve ser escolhido de acordo com a frequ~encia que se deseja operar entre 3MHz e 3,5MHz. Evidentemente, se form montado um par, os dois cristais devem ter a mesma frequência. O transistor 2N2218 deve ter um pequeno radiador de calor. Na falta deste componentes, pode ser experimentado um BD135.

Nenhum comentário:

Postar um comentário