25 de fevereiro de 2011

Esquema Transmissor AM com filtro cerâmico

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.

O esquema elétrico deste circuito é um transmissor AM que usa um ressonador ceramico/filtro de 3.587 MHz. Além deste ressonador, outros podem também ser usados como os de 5.5MHz, 7MHz e 10.7MHz. Se for usado outros valores de ressonador há a necessidade de modificar o indutor usado no circuito tanque do oscilador conectado ao coletor do transistor T1.

A entrada AF para a modulação é inserida em série com o emissor do transistor T1 (e do resistor R4) usando um transistor do tipo audio driver para rádios. A saída de RF modulada é desenvolvida através do circuito tanque que pode ser para a frequência de ressonância do filtro/ressonador com a ajuda do capacitor C7.

Os próximos 2 estágios são formados usando amplificadores BF495 de baixo-ruido que são, de fato, conectados em paralelo para amplificação do sinal modulado acoplado no coletor do transistor T1 para a base do T2 e T3. A combinação de saidas dos coletores de T2 e T3 é levada até a antena via o capacitor C4 de 100pF.

O circuito pode ser facilmente montado em uma placa PCB. A faixa do transmissor esperada é de 1 a 2 Km. O circuito precisa de uma fonte 9-volt regulada para a sua operação. Nota: O pontilhado indica uma conexão adicional se um filtro de 3-pinos for usado.

4 comentários:

  1. Aparelhos que usam filtros cerâmicos, sempre trazem qualidade e, no caso aqui deve também trazer algum benefício. Afinal, esse filtro vai determinar a largura de banda ou o quê?
    Muito obrigado por nos dar a oportunidade de comentar suas matérias!

    ResponderExcluir
  2. Penso em experimentá-lo na zona rural de uma localidade em Pernambuco, usando a frequencia de 4875 KHz. Se houver um desempenho satisfatório vou montar outras unidades para meus familiares das proximidades e utilizá-los como walkie-talkie. O que você acha da idéia?

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo. Muito obrigado por seus comentários.

    O mais comum em circuitos transmissores é encontrar uma etapa osciladora implementada com um circuito LC. O ressonador cerâmico é um componente eletrônico que, quando combinado com componentes apropriados, pode produzir oscilações em uma frequência específica com uma estabilidade bem maior. Então, a qualidade deste circuito está na estabilidade do oscilador que será bem preciso (Talvez bem próximo a estabilidade de um cristal). A largura de banda continua a mesma visto que o sinal modulante, isto é, o sinal de voz a ser transmitido está sempre em torno de 4khz.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho isso uma excelente idéia. Mas você deve estar atento sobre as restrições regulatórias do governo sobre o uso do espectro de rádio. Você pode conferir a divisão do espectro de comunicação brasileiro no link abaixo:

    http://www.direitoacomunicacao.org.br/index2.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=113&Itemid=99999999

    No caso de um experimento, você pode também usar as faixas para aplicações industriais, científicas e médicas (ISM). Mas fique atento também, pois esta faixa tem um limite de potência transmitida.

    Espero que tenha ajudado.

    ResponderExcluir