24 de fevereiro de 2011

Esquema Transmissor FM potente

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.

Este transmissor FM tem um excelente alcance dado a potência de transmissão. A alimentação pode ser feita com tensões de 25 a 36 volts. No caso de dificuldades em conseguir esta faixa de tensão de alimentação pode-se utilizar 4 baterias de 9 volts. Embora o uso das baterias seja uma boa alternativa, é necessário lembrar que a durabilidade não será das maiores devendo ser empregada uns fonte ou oura forma de alimentação.

O alcance previsto em campo aberto e de 2km e a antena e do tipo telescópico com 1 metro de comprimento. A modulação pode vir de qualquer amplificador de áudio. A bobina L1 tem 4 expiras de fio 18 a 22 com tomada central para antena e diâmetro de 1 cm sem núcleo. O resistor r3 deve ser de 5watts e todos os capacitores devem ser cerâmicos. Q1 Deve ser montado em um radiador de calor o trimmer deve ser de 2-20 ou 3-30pf comum para ajuste da freqüência de operação.

Para a confecção da placa de circuito impresso veja o layout sugeridos abaixo.

Um comentário:

  1. CARO AMIGO MONTEI ESTE CIRCUITO COMPLETAMENTE CORRETO + NÃO HOUVE MODULAÇÃO DA PORTADORA TENTEI ACOPLAR COM UM CERÂMICO DE 4N7 + NÃO FOI CONCLUIDO COM ÊXITO,ENTAO MODULEI ELE INTERROMPENDO A LIGAÇAO DA BASE DO BC140 AOS DEMAIS COMPONENTE ACRESCENTEI UM 4N7 EM SERIE COM A BASE E APLIQUI O ÁUO,FOI CAPTADO O AUDIO MAS,NAO COMO ERA DE SE ESPERAR,...ABRAÇOS

    ResponderExcluir