24 de fevereiro de 2011

Esquema Transmissor FM potente

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.

Este transmissor FM tem um excelente alcance dado a potência de transmissão. A alimentação pode ser feita com tensões de 25 a 36 volts. No caso de dificuldades em conseguir esta faixa de tensão de alimentação pode-se utilizar 4 baterias de 9 volts. Embora o uso das baterias seja uma boa alternativa, é necessário lembrar que a durabilidade não será das maiores devendo ser empregada uns fonte ou oura forma de alimentação.

O alcance previsto em campo aberto e de 2km e a antena e do tipo telescópico com 1 metro de comprimento. A modulação pode vir de qualquer amplificador de áudio. A bobina L1 tem 4 expiras de fio 18 a 22 com tomada central para antena e diâmetro de 1 cm sem núcleo. O resistor r3 deve ser de 5watts e todos os capacitores devem ser cerâmicos. Q1 Deve ser montado em um radiador de calor o trimmer deve ser de 2-20 ou 3-30pf comum para ajuste da freqüência de operação.

Para a confecção da placa de circuito impresso veja o layout sugeridos abaixo.

4 comentários:

  1. CARO AMIGO MONTEI ESTE CIRCUITO COMPLETAMENTE CORRETO + NÃO HOUVE MODULAÇÃO DA PORTADORA TENTEI ACOPLAR COM UM CERÂMICO DE 4N7 + NÃO FOI CONCLUIDO COM ÊXITO,ENTAO MODULEI ELE INTERROMPENDO A LIGAÇAO DA BASE DO BC140 AOS DEMAIS COMPONENTE ACRESCENTEI UM 4N7 EM SERIE COM A BASE E APLIQUI O ÁUO,FOI CAPTADO O AUDIO MAS,NAO COMO ERA DE SE ESPERAR,...ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. montei este circuito tempo atraz, voce tem que colocar um sinal de audio amplificado para ter um bom nivel de audio

      Excluir
  2. montei tudo certo como manda o esquema mas nao funcionou certo

    ResponderExcluir
  3. montei um desse dentro de um amplificador de 150 wats nos anos 90 para funcionar bem tive que colocar uma tensão mais baixa média de 25 volts que conseguí do próprio amplificador peguei o audio amplificado e coloquei uma antena telescópica de 60cm - funcionou bem.

    ResponderExcluir