28 de fevereiro de 2011

Circuito Transmissor de FM de 1W

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.

O transmissor apresentado tem uma potência da ordem de 1 watt. Este usa transistores comuns como o bd135 que é de baixo custo. Apesar deste transistor não ser indicado para RF, este tem um bom desempenho nesta aplicação por ter freqüência de operação em torno dos 250MHz e que, portanto, cobre pois a faixa de FM.


Na etapa de saída foram usados dois transistores em emissor comum para se obter maior potência. Estes transistores devem ter radiadores de calor. A tensão do oscilador foi regulada pelo CI LM7812 de modo a proporcionar maior estabilidade. O ajuste da freqüência do oscilador e feito em CV1. Os demais ajustes devem ser feitos da seguinte forma: coloca-se uma bobina de 3 espiras de fio 22 com uma lâmpada de 3 a 6 volts na bobina de saída (entrelaçada) L3. Os trimmers devem ser ajustados ate se obter o maior brilho da lâmpada na freqüência de operação desejada. As bobinas devem ser feitas com fio 18 com 1 cm de diâmetro e L1 L2, L3 tem 3, 4, 5 espiras respectivamente. Para que o transmissor tenha bom desempenho e preciso usar uma boa fonte estabilizada com excelente filtragem. Com relação ao alcance, vai depender de alguns fatores, como por exemplo, uma antena externa. Se for do tipo plano terra o alcance poderá chegar aos 8 km, mas com uma direcional pode superar os 15 km , dependendo é claro das condições topográficas do local. Os trimmers são de 3-30 ou 4-40PF a placa tem 73mm por 50mm.




Mensagem para quem quer saber o segredo de como aprender eletrônica.


18 comentários:

  1. muito boa a montagem, só não entendi qual a peça que vai lá onde diz sinal terra, que fica no layout canto esquerdo embaixo.
    desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      SINAL - TERRA é o local em que vc liga a entrada de som. Pode-se ligar um microfone. Oque ocorre é que os nomes foram trocados. Veja que a linha que leva ao capacitor, e que vai para base do transistor, está escrito TERRA e deveria ser sinal.

      Excluir
  2. hmmm. Serve p/ entrada de audio ou mic. Tem razão o sinal tava trocado, agora entendi.
    Vou começar a montar.
    Irei usá-lo apenas para fins de testes e curiosidade, e fora das estações que tem FM aqui na cidade.
    Obrigado Aplnx. O seu site tá de parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha! Estaremos aqui sempre que precisar.
      Obrigado.

      Excluir
  3. AMIGO;QUERO COMPRAR UM TRASMISSOR FM DE PELOMENOS 15 KM PARA LIGAR DE UM CARRO DE SOM PARA VARIOS CARROS DE SOM QUE ESTEJAM A MEU REDOR DISTANCIA.TL TIM LIG 83XX9607-5225 NENEN DA UM TOK QUE EU RETORNO QUE SEJA SELULAR DA TIM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me amigo. Infelizmente eu não vendo. Só trabalho com os projetos.

      Excluir
  4. Amigo,neste esquema ai não apresenta os dois risistores de 1k ligado na base dos dois ultimos transistor bd 135 ,mais porem na layout , eles estão lá ...agora so para tirar minha duvida ,precisar ou não desse dois resistores de 1k !vlw....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo. Deixe apenas o espaço para colocar os componentes. Este resistor (Que pode ser de outros valores) serve para garantir uma polarização para estes transistores. Depois, você pode melhorar o funcionamento do transmissor colocando resistores de valores diferentes nos espaços.

      Excluir
  5. Ah Tah....vlw Brother,Muito Bom Seu Site...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Seja sempre bem vindo.

      Excluir
  6. tem como mandar o arquivo em proteus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me amigo, mas infelizmente não tenho os projetos originais. Não sei em qual CAD este projeto foi desenhado. Mas você pode utilizar o Layout para fazer a placa. É só imprimir em escala.

      Excluir
  7. "SÓ GOSTO DE SITE/BLOG DE ELETRÔNICA QUE PUBLICA O ESQUEMA DE TRANSMISSOR COM LAYOUT DA PLACA. GOSTEI DE VER O ESQUEMA C LAYOUT! PARABENS!!!!"
    PQ DE NADA ADIANTARIA UM ESQUEMA SEM LAYOUT JA Q É MUITO DIFÍCIL SE CNSEGUIR MONTAR UM TRANSMISSOR FM C UM OU DOIS ESTÁGIOS AMPLIFICADOREES Q FUNCIONE!!!
    JA TENTEI MONTAR VARIAS VEZES MAS FOI SO DECEPÇÃO!!!!
    "O ÚNICO TRANSMISSOR FM MAIS POTENTE Q CONSEGUI MONTAR E Q REALMENTE FUNCIONOU FOI UM COM BD139, QUE NA VERDADE NADA MAIS É Q UM SIMPLES OSCILAR!!!"
    VOU MONTAR ESSE AÍ E VER SE FUNCIONARÁ POIS JA ME DECEPCIONEI MUUUUUITAS VEZES C TRANSMISSOR FM!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo.

      Fico feliz com seu empenho para montar transmissores. A dica que tenho para você é para não se preocupar em falhar. Em eletrônica é assim mesmo, principalmente quando você trabalha com circuitos de RF. Veja o vídeo acima, pois fala sobre como aprender eletrônica. O vídeo foi produzido pela Jeri Ellsworth. Sou muito fã desta garota e a mensagem que ela passa é que o segredo para aprender eletrônica deve-se falhar e falhar frequentemente.

      Excluir
  8. Boas muito bom blog, sera que me podia enviar o esquema layout mais nitido e que nao da para ver bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo. Fico feliz que tenha gostado do Blog. Se vc clicar sobre a imagem ela vai ampliar e ficar mais nítida. Espero que tenha ajudado.

      Obrigado!

      Excluir
    2. Sim ajudou obrigado, ja agora mais um pergunta como sei quais sao o L1, L2 L3... no layout so diz 10mm.
      Obrigado

      Excluir
  9. Boas muito bom o post!
    o que significa fio 18, e 1.8mm ?

    ResponderExcluir