23 de fevereiro de 2011

Circuito Transmissor de Ondas Curtas(TDA 2002A)

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.

O esquema elétrico do circuito deste transmissor fornece uma boa potência na faixa de 28MHz. Além disso este pode ser adaptado com a troca de L1 para operar em frequências mais baixas. Para a faixa de 28MHz, a bobina L1 consiste em 5 espiras de fio 28, num bastão de ferrite de 1cm de diâmetro e 5 cm de comprimento. Com um dipolo externo usado como antena o alcance pode ser muito grande da ordem de quilometros e que depende do casamento de impedâncias entre o transmissor e a antena. A modulação é feita com um TDA2002 que deve ser montado nm bom radiador de calor. T1 é um transformador de saída para aparelhos a válvola com enrolamento de 2Kohms e 8ohms. O transistor BD139 também deve ser dotado de radiador de calor. L2 é um choque de 100uH ou 70 espiras de fio 32 enroladas num resistor de 100kohms x 1/2watt.

A alimentação é feita com tensão de 12 a 15V com uma bateria ou uma fonte de tensão com corrente de 1A e que deve ter excelente filtragem. O cabo de entrada de audio deve ser blindado e microfones comuns podem ser usados. A operação da etapa final é em classe C, assim não há resistores de polarização para a base do BD139. Uma alteração para operar em classe B seria polarizar a base deste transistor com um resistor de 10kohms ao positivo e de 1,2 kohms ao terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário