22 de fevereiro de 2011

Circuito de Transmissor FM de 250W

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.

O esquema elétrico deste potente transmissor fornece uma saída de aproximadamente 250W. Assim, deve se tomar um grande cuidado na montagem deste circuito devido as restrições legais de uso. O propósito desta matéria é apenas didático.

O transistor de saída é o 2SC16315. Todos os transistores devem ser montados em radiadores de calor apropriados e a placa de circuito impresso deve ser de fibra de vidro com trilhas adequadas para suportar a condução de corrente elevada dos transistores, principalmente na saída. A fonte deve ter as saídas de 9V, 12V e 25V com uma corrente de pelo menos 15A. Todos os capacitores são cerâmicos e os resistores de 1W ou 1,5W. A fonte tem que ser bem filtrada e estabilizada. Para o ajuste é necessário usar uma carga fantasma na saída do transmissor. Os trimmers podem ser de qualquer tipo com capacitância apropriada à faixa de FM.

As bobinas têm as seguintes características:
  • L1 - 5 espiras de fio 20 com 1 cm de diâmetro.
  • L2 - 8 espiras de fio 22 com 8 mm de diâmetro.
  • L3 - 7 espiras de fio 18 com 9,5 mm de diâmetro.
  • L4 - 5 espiras de fio 22 com 8 mm de diâmetro.
  • L5 - 8 espiras de fio 18 com 9,5 mm de diâmetro.
  • L6 - 7,5 espiras de fio 22 com 8 mm de diâmetro.
  • L7 - 10 espiras de fio 16 com 1 cm de diâmetro.
  • L8 - 5 espiras de fio 14 com 1,5 cm de diâmetro.
O transistor 2SC16315 pode ser encontrado na Motorola do Brasil.

6 comentários:

  1. Bom dia você nao monta um desse pra mim e me vende não??

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo interesse, mas ainda não tenho condições para fazer produtos para venda. Mas, possívelmente vc poderá encontrar o que deseja olhando os anúncios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aplnx esse transistor 2sc16315 esta correto mesmo?porque parece perna de cobra;não existe nada sebre ele na net,não encotrei o PNFdele.

      Excluir
  3. teria um equivalente a esse transistor, pois não consigo encontrar em lugar nenhum, e vc ja montou esse transmissor ?

    ResponderExcluir
  4. amigo mostra uma foto do seu transmissor já amontado ou seja mostre a foto da placa já amontada com as peças cada uma em seu lugar .ahh e a respeito do transistor ele não existe já liguei para a motorola até mesmo para a philips e não tem dele acho que voce confundiu o numero

    ResponderExcluir