23 de fevereiro de 2011

Circuito Transmissor FM para 5km

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.

O esquema elétrico deste transmissor tem uma potência da ordem de 25 watts e tem um longo alcance dependendo da antena utilizada. Como pode ser observado no esquema do circuito abaixo, a modulação ocorre pela base do transistor Q1 ou pelo coletor, em conjunto com L1 e o varicap. CV1 deve ser um capacitor variável para a faixa de FM. Os transistores Q2, Q3 e Q4 trabalham como amplificadores para o sinal de RF gerado em etapas anteriores. Q5 e Q6 formam uma etapa em contra-fase (push-pull) classe C, que pode fornecer excelentes resultados.

Todos os transistores devem ser dotados de bons radiadores de calor e as bobinas tem as seguintes características.
  • L1 - 3 espiras de fio 16 com núcleo de 1cm
  • L2 - 4 espiras de fio 20 e núcleo ajustável de ferrite de 1cm
  • L3 - 4 espiras de fio 20 com núcleio ajustável de ferrite de 6mm.
  • L4 - 5 espiras de fio 18 com núcleo ajustável de ferrite de 1cm.
  • L5 - 5 espiras de fio 18 com tomada central sobre L4.
  • L6 - 7 espiras de fio 18 com núcleo de ar e 1 cm e tomada central.
  • L7 - 3 espiras de fio 18 sobre l6.
O circuito pode ser alimentado com uma bateria de carro ou mesmo com uma fonte de alimentação de 12V. A capacidade da fonte deve ser de 5A e ter uma excelente filtragem.

Ajustes devem ser feitos nas bobinas L2, L3 e L4, para o máximo de rendimento na saída. Os choques de RF X1, X2, X3, e X4 são feitos pelo montador enrolando-se 3 espiras de fio 22 em ferrite de 1x2cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário