20 de fevereiro de 2011

Circuito de Transmissor FM para 1km

Aviso: Este artigo apresenta um circuito transmissor de FM que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.

Com uma antena telescópica simples este transmissor de FM alcança mais de 1km em condições favoráveis. O transmissor de FM é alimentado com 12V. O transmissor de FM é alimentado a partir de uma bateria ou uma fonte com regulação excelente(Para evitar os roncos da rede elétrica). O transistor de potência de RF deve ser dotado de um bom radiador de calor.


Os trimmers são comuns de 2-20pF ou 3-30pF e todas as bobinas são de 4 espiras. L1 é de fio 20 e L2 de fio 26 em diametro de 1 cm. Todos os resistores são de 1/8W e pode ser usado um microfone de eletreto como entrata do sinal.

Os capacitores da etapa de RF devem ser cerâmicos e os demais pode ser de poliéster ou eletrolíticos conforme os valores. Para que o transmissor de FM funcione bem é necessário que o leitor tenha bastante cuidado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário