28 de fevereiro de 2011

Circuito Transmissor de FM Estéreo (Stereo)

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.

O esquema elétrico deste circuito transmissor é o projeto de um simples transmissor de FM estéreo com boa qualidade de transmissão. Este transmissor é baseado no transmissor BA1404 o qual deve-se tomar cuidado com a alimentação que é de 3.0V. Este CI pode ser danificado com tensões maiores que 3.5V e, portanto, é necessário tomar bastante cuidado. A antena pode ser do tipo telescópica comum ou um fio com um comprimento de 60cm. A fonte de sinal está na faixa de milivolts e pode ser que seja necessário acrescentar potenciômetros para regular a entrada.

Para calibrar o transmissor, ajuste a sintonia do seu circuito usando um rádio FM e, em seguida, ajuste o trimmer C8 até o surgimento do sinal que está sendo transmitido. Quando a máxima força do sinal for obtida, ajuste o resistor R4 até o indicador do sinal estéreo acender. Você pode equilibrar o sinal usando fones de ouvido. O indutor L1 é feito de 3 voltas de fio de .5mm em um núcleo de ferrite de 5mm.

Se o nível do sinal de entrada for muito alto pode ocorrer que haja saturação da entrada do CI. Assim, é necessário usar potenciômetros na entrada para acertar o nível correto do sinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário