28 de fevereiro de 2011

Circuito Transmissor de Vìdeo

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.
O esquema elétrico deste circuito é de um transmissor de vídeo e pode ter o alcance de até algumas centenas de metros. Os resistores são todos de 1/8W com 5% ou mais de tolerância. Os capacitores eletrolíticos são de 16V ou 25V, conforme a posição no circuito o que estará indicado na lista de material. P1 e P2 são trimpots miniatura para montagem na placa de circuito impresso. L1 e L2 são formadas por 4 espiras de fio 22 em forma de 3mm de diâmetro sem núcleo e L2 é formada de 3 espiras de fio 22 em forma de 3mm sem núcleo.

O transformador T1 tem primário de 40 espiras de fio 32 em forma de 0,4cm(pode ser um carretel de FI de rádio), e secundário de 10 espiras de mesmo fio. L5 é o primário e L6 o secundário. Neste caso, C8 poderá ter valores entre 22pF e 100pF, devendo ser obtido expeirmentalmente o valor que, com o ajuste de T1 proporcione correta recepção de som.

Os cabos de entrada de audio e vídeo devem ser blindados com plugues RCA nas extremidades. Além disso, outros tipos de cabos podem ser usados mas a qualidade poderá ficar comprometida.

A antena é telescópica de 50 a 70cm e o conjunto pode ser montado numa caixa metálica de 11x8,5x3cm. A fixação da placa no interior da caixa pode ser feita por meio de parafusos com separadores.

D1 é um zener para 4,7V e D2 um zener para 12V, ambos de 400mW ou mais.

T2 é um transformador com primário de acordo com a rede e secundário de 9Vx250mA ou mais. Pode-se substituir esta última etapa por uma fonte convencional de 12V.

Teste do circuito:
Ligue os plugues de entrada de áudio e vídeo (que devem ser de cores diferentes), nas saídas correspondentes de um DVD ou câmera.

Se usar um DVD, ponha para passar um vídeo e sintonise o televisor próximo e procure pelo sinal entre os canais 2 a 7. Use um televisor com antena interna para que a captação fique mais fácil, visto que a antena externa ficará muito longe do transmissor em fase de testes.

Ligue o transmissor de vídeo e ajuste CV1 até que a imagem do videocassete ou câmera seja capturada no televisor. (Se captar a imagem em mais de um ponto, escolha a mais nítida).

Em seguida, ajuste R4 para que a imagem tenha máxima nitidez, pois pode haver pouco ou muito contraste, em função da posição deste ajuste. É recomendável que, antes de ligar todo o circuito, o posicionamento de R4 esteja no meio.

O próximo passo é ajustar o núcleo de T1 (com uma chave não metálica), para que se obtenha a reprodução nítida de som. Obtendo a posição em que isso ocorre, consiga o maior volume sem distorção ajustando R1.

Com isso, o aparelho estará pronto para ser usado.

Em uso, a antena telescópica deve ficar em posição vertical, totalmente esticada e longe de qualquer objeto metálico de grande porte que possa prejudicar a propagação do sinal.

Dentro de ambientes fechados ou com muitos obstáculos o alcance será menor do que em locais livres. Eventuais perdas de cores, ondulações ou distorções podem ocorrer se os cabos de vídeo e áudio apresentarem problemas. Não use cabos maiores que 1 metro para esta finalidade. A seguir observe um layout de placa recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário