24 de fevereiro de 2011

Esquema Transmissor FM para 4km

Aviso: Este artigo apresenta um circuito que não pode operar regularmente devido a restrições que estão sob o controle da Agencia Nacional de Telecomunicações(ANATEL). Portanto, a matéria publicada aqui tem apenas um objetivo didático. O uso deste material é de total responsabilidade do leitor.

Este transmissor mostrado na figura abaixo tem excelente alcance dada a utilização do transistor 2N3866. XRF1 e XRF2 são do tipo microchoque mas podem ser fabricados enrolando-se em bastões de ferrite de 0,5cm de diâmetro, 200 espiras de fio 28AWG (o comprimento não é importante). XRF3 a XRF6 são de 22uH miniatura e na sua falta podemos enrolar 15 espiras de fio 32 em carreteis de velhas FI de rádios transistorizados.

L1 é formada por 2+3 espiras de fio 18 em forma de 0,8cm de diâmetro sem núcleo; L2 é formada por 5 espiras de fio 18 em forma de 1 cm de diâmetro sem núcleo e L3 por 4 espiras de fio 18 em forma de 0,6cm de diâmetro sem núcleo.

CV1 justa a frequ~encia. Os depois trimmers ajustam o acoplamento da antena para maior potência de saída. Q2 deve ser montado em radiador de calor. O transmissor deve ser montado em caixa de alumínio e aterrado de modo a se evitar captação de zumbidos. Todos os capacitores são cerâmicos exceto C1 que é eletrolítico para 16V ou mais.

A fonte de alimentação é mostrada na figura abaixo tendo um transformador de 12+12V x 1A. O circuito integrado regulador de tensão deve ser dotado de radiador de calor. Na falta do choque de 1uH no filtro pode ser aproveitado do enrolamento de 12Vx500mA de um pequeno transformador de alimentação nesta função.

De preferência a caixa da fonte deve ser separada e a alimentação feita com fio curto e até mesmo blindado para evitar problemas de interferência da rede elétrica. A antena pode ser plano terra ou dipolo para que haja um alcance maior.



8 comentários:

  1. Eu gostaria de saber nome de todos os capacitores Poliesters e de Ceramicas usado neste transmissor. e os valores de funcionamento .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo. Todos os capacitores são cerâmicos. Não há capacitores de poliéster. Você pode clickar na figura para ver melhor os valores dos componentes. Me avise se caso não conseguir.

      Excluir
  2. Qual a frequência desse transmissor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A frequência é ajustada pelo trimmer CV1. Acredito que a frequência pode variar em uma faixa que vai de 80 MHz até 120 MHz.

      Excluir
  3. Amigo tem que ser especifico o AWG 18 para bobinas ou eu posso usar outro tipo como por exemplo o AWG 20 e teria como me dizer qual a capacitância do capacitor C6 que tá meio apagado desde já agradeço obrigado !!

    ResponderExcluir
  4. Acredito que você pode usar o AWG 20, pois o circuito é tolerante. Na hora de ajuste você pode tentar alargar a bonina.

    O capacitor que você deseja saber é de 15pF.

    ResponderExcluir
  5. Amigo não entendi a bobina L1 como ela e feita 2+3 uma duvida se faz cinco espiras e se solda no meio um terminal ou faz duas e depois mas 3 separadamente sobrando dois terminais no meio desde já agradeço obrigado !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa derivação você faz do jeito que seja mais conveniente para você. Eu gosto de raspar o local e soldar uma perna porque fica mais fácil de soldar na PCB.

      Excluir