22 de fevereiro de 2011

Circuito transmissor por Infravermelho

O esquema deste circuito elétrico permite a transmissão de sinais de audio por meio da luz infravermelho. Podemos utilizá-lo como um link de audio. O alcance depende da possibilidade de concentrar a radiação do diodo emissor sobre o foto-diodo receptor. Uma alternativa é o uso de lentes.


A figura acima mostra o esquema do circuito elétrico do transmissor e o receptor infravermelho, respectivamente. O sinal de audio que se deseja transmitir é aplicado na entrada. A regulação do rendimento da transmissão é feita no trimpot de 100kohm.

O receptor fornece uma saída de audio de pequena amplitude. Assim, é necessário que haja um amplificador para amplificar o sinal a um nível adequado. O trimpot de 200kohm no receptor é necessário para ajustar a sensibilidade do sensor.

2 comentários:

  1. funcionaria se fosse posto, em vez de um foto diodo , um LED receptor infra-red? Ou é a Mesma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo. Bom, você só não pode confundir com o Circuito Integrado receptor de sinal de controle remoto (Normalmente encontrado em Vídeos e Televisores). Estes dispositivos tem três terminais e não servem para este circuito.

      Para este circuito você pode utilizar fototransistor, fotodiodo. Um lugar fácil de encontrar fotodiodo é em mouse antigo. Aqueles que possuem bolinha tem um par de foto transistor e outro par LED infra-vermelho.

      Excluir